Horta Orgânica

 A horta é um local onde se pode cultivar vários tipos de verduras e legumes que são ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Nela também pode-se plantar temperos e ervas medicinais. 
 Para plantar uma horta, você pode usar o quintal, um cantinho qualquer e até mesmo  vasos feitos de garrafas PET.Possibilitando cultivar temperos,como salsinha e cebolinha,ervas medicinais e flores, todas plantas com pouca raiz.
 

Material necessário :

  •  3 garrafas PET vazias
     
  • 3 suportes para floreira
     
  • 1,2 quilos de terra
     
  • 800 gramas de adubo
     
  • 1 quilo de areia
     
  • Sementes de salsinha e cebolinha
     
  • Água
     
  • Estilete
     
  • Tesoura
     
  • 12 parafusos com bucha

     

Como fazer :
1.Corte as garrafas
Com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra . A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.

2. Prepare a terra
Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido.Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue. 
3. Pendure a horta
Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.

Saiba como fazer uma horta reutilizando garrafa PET.

 Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de se cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar o CicloVivo, com informações do Engenheiro Agrônomo, Juscelino Nobuo Shiraki, dá a dica de como se construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET.

A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixar um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, mas precisa ser ensolarado. Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.

Material

- Tesoura; Alicate; Arame;
- Garrafa PET; Isopor; Manta Benji;
- Terra preparada; Hortaliças.

Métodos

  Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve.

  Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.

  Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa; este movimento fará a terra se assentar. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa. Confira o vídeo.Parte superior do formulário

 

Passo a passo

HORTA PIRÂMIDE


Estrutura de madeira em forma de pirâmide tem custo baixo, ocupa pouco espaço e comporta 180 garrafas PET para a produção de hortaliças.
O administrador Willy Pessoa é o que se pode chamar de pessoa criativa, cheia de boas idéias. Primeiro,ele inventou a Mandalla, sistema de plantio por meio de canteiros concêntricos formados ao redor de uma fonte de água. Ao mesmo tempo, vieram outros equipamentos, como bomba d’água movida à pedalada e uma sementeira móvel feita com canos de PVC (todos os inventos foram registrados nas páginas desta seção)
Há aproximadamente dois anos, Willy começou a fazer uns rabiscos ali, umas anotações acolá e começou a se perguntar se não seria uma boa idéia colocar a Mandalla em pé. Dessa forma, um sistema que comprovadamente fez muito sucesso conquistaria aquelas pessoas que não dispõem de muito espaço na propriedade. Foi assim que surgiu a Mandalla Pirâmide Vertical.
A diferença entre invento para o que deu origem a ele, porém, não está apenas no formato. A pirâmide, que ocupa um espaço de quatro metros quadrados, é preenchida com 180 garrafas PET que servem de suporte. A estrutura lembra uma árvore de natal.
A pirâmide pode servir ainda de instrumento de educação ambiental nas escolas, além de fornecer alimento para a merenda da garotada ”Imagine uma turma de cem alunos, cada um montando uma Mandalla em casa. Seriam 1,8 mil garrafas PET retiradas da natureza”, comenta Willy. Em cinco horas e ao custo médio de 80 reais, a Mandalla vertical já pode receber mudas diversas hortaliças, como alface, coentro, cebolinha, couve, alho-poró, salsinha, nabo, beterraba, cenoura e rabanete. Recomenda-se que o plantio seja feito por meio do transplante dessas mudas.
Há também a possibilidade de se fazer um reservatório de água embaixo da pirâmide para a criação de peixes e para o reaproveitamento da água. O custo, nesse caso, sobe para 110 reais.
Árvore de NatalDá um pouco de trabalho, mas os resultados são compensadores. Abaixo, a relação dos materiais.
• 4 ripas de madeira de 1,70m
• 4 ripas de madeira de 1,68m
• 4 ripas de madeira de 1,50m
• 4 ripas de madeira de 1,33m• 4 ripas de madeira de 1,15m
• 4 ripas de madeira de 99cm
• 4 ripas de madeira de 81cm
• 4 ripas de madeira de 65cm
• 4 ripas de madeira de 50cm
• 4 ripas de madeira de 30cm
• 180 garrafas PET• 180 cotonetes ou palitos de pirulito
• 45 metros de mangueira de 16mm 3/4
• 27 joelhos
• 9 Ts• 9 registros de gaveta
• 5m de arame recozido
• 27m de arame de 12 polegadas
• Plástico de polietileno preto ou sacos plásticos pretos• 72 pregos pequenos
• 4 blocos de alvenaria
• Cascalho
• Serragem

 

PASSO A PASSO

1. Forme a base da pirâmide com as ripas de 1,68 metro de comprimento. Em cada canto interno deste quadrado, pregue verticalmente as madeiras de 1,70metro de comprimento. Na outra extremidade desses pedaços, fixe horizontalmente as ripas de 30 centímetros de comprimento formando o topo da pirâmide


2. Pregue horizontalmente na estrutura cada andar da pirâmide, começando da base até chegar ao topo. Para isso, fixe em espaços de 10 centímetros cada as madeiras de 1,50 metro, 1,33 metro, 1,15metro, 99 centímetros, 81 centímetros, 65 centímetros e 50 centímetros, respectivamente

3. Corte a parte de baixo das garrafas PET. Geralmente, essa embalagem possui pequenas elevações em seu fundo que dão sustentação para que a garrafa fique em pé. Deixe uma das elevações para fazer uma alça e colocar o gancho em forma de S que sustentará a garrafa na pirâmide


4. Recorte a mangueira de acordo com o tamanho das ripas que formam cada andar e prenda à estrutura com o arame de 12 polegadas. Encaixe os joelhos nos três cantos da pirâmide, ligando as mangueiras do mesmo andar

5. No outro canto da pirâmide, coloque verticalmente um pedaço de mangueira e ligue com os Ts aos outros pedaços de cada andar. Ao lado dessas peças,coloque os registros de gaveta, que irão liberar ou restringir a passagem da água nos andares


6. Forre as garrafas PET com o plástico de polietileno ou saco plástico. Coloque uma camada de três centímetros de cascalho e outra de três centímetros de serragem. Deposite a terra até dois centímetros da borda de cada embalagem e plante as mudas

7. Faça pequenos ganchos com o arame recozido e fure a alça da garrafa PET. Pendure as embalagens com a boca voltada para baixo em cada andar da pirâmide, deixando um pequeno espaço entre elas.


8. Retire o algodão dos cotonetes. Fure as mangueiras de cada andar com um prego da espessura do cotonete e insira rapidamente as hastes para aproveitar o reaperto da mangueira. Não utilize ferro ou prego quente para não danificar a borracha. Coloque os microaspersores na direção das garrafas

9. Coloque a pirâmide sobre os blocos de alvenaria para que as garrafas PET próxima à base se não toquem o chão. Ligue a mangueira à saída de água. Troque periodicamente os cotonetes que possam estar entupidos. Recomenda-se também a rotação de culturas nas garrafas e a adubação com composto orgânico pelo menos a cada 15 dias