Notícia aos visitantes

29/08/2011 04:27

Primeira visita

No dia 02 de setembro foi realizada a primeira visita do projeto ECO-Sete ao colégio CEMPA, os integrantes da equipe estavam bastante empolgados para começar o trabalho.
 Primeiramente as alunas Raísa e Maylu foram falar com a diretora do CEMPA para saber que salas seriam mais apropriadas para a realização do projeto; enquanto os outros alunos começavam a tirar fotos e preparar as câmeras para as filmagens. As salas escolhidas foram 16 e 17 da alfabetização.

Na sala de aula.

Tanto em uma sala, como na outra os alunos mostraram ser bastante educados e disciplinados, tanto que para poder falar ou responder alguma pergunta feita, é preciso levantar a mão e esperar a autorização da professora.

Na sala 16, a professora responsável chama-se Marilene, e ao chegarmos podemos perceber a preparação de uma salada de frutas, e ela explicou o porquê, "os alunos estão finalizando o conteúdo sobre frutas e verduras. Aprenderam como são importantes para a saúde e os benefícios podem trazer. Também explicamos que as cascas das frutas podem ser reaproveitadas e que não devem ser desperdiçadas".

Ao final da aula teórica, todas tiveram a oportunidade de experimentar a prática, degustando uma saudável e nutritiva salada de frutas, produzidas pelos próprios alunos que demonstravam estar bastante animados com tudo.

Na sala 17, as professoras são Alba e Maria José, que estavam explicando para as crianças sobre matemática. Tanto em uma sala como na outra, fomos perguntando para os pequenos estudantes se já haviam comido brigadeiro feito a partir de cascas de bananas e se jogavam lixo na rua, que afirmaram que sim, mas prometeram nunca mais fazer isso novamente.

Professores

Com Alba podemos saber o quanto o CEMPA é uma escola de primeira categoria. O que os alunos aprendem em sala de aula, mais tarde em suas casas fazem pesquisas em livros e na internet; depois levam para a escola e mostram que o assunto foi realmente compreendido.

  Os recursos são os melhores para que as jovens mentes possam absorver todo o conteúdo, para isso é utilizado à biblioteca e diversos jogos de matemática, ciências e outras matérias para que estudar torne-se ainda mais divertido.

   Os professores afirmam que seus alunos são sempre muito bem comportados e incrivelmente participativos, sempre querendo saber mais e mais sobre qualquer assunto.
 Para melhorar essa relação entre professores e alunos, todos se reúnem um dia por semana para tentar aprimorar mais as táticas de ensino, que realmente são excelentes.

 

Podemos concluir que os professores do colégio CEMPA trabalham com grande empenho para a realização de suas metas e atividades com satisfação, e como recompensa recebem a atenção, o carinho e o esforço dos seus pequenos alunos.

O auditório

No auditório, foi proposto uma atividade pelos integrantes do projeto ECO-Sete que era "desenhas aquilo que mais gostavam na natureza".Todas ficaram super animadas e logo estavam com lápis e o papel na mão desenhando tudo o que mais os atraem na natureza.

Vários desenharam árvores e flores explicando por que:

Árvores: porque dão ar;
Flores: porque são muito bonitas.
Todos do ECO-Sete, ajudaram os pequeninos e se divertiram bastante, ficando ansiosos para continuar o projeto na próxima semana.

http://www.colegiosete.com.br/

Segunda visita

 A segunda visita do projeto ECO-Sete aconteceu no dia 09 de setembro, sendo levada uma atividade para as crianças realizarem.
Primeiramente foi dada uma pequena aula teórica sobre o que eles fariam, para depois poderem colocar na pratica. A proposta era de que as crianças plantassem sementes em dois copinhos; um com terra e outro com algodão. Quando foi explicado tudo, elas simplesmente adoraram a idéia, e muitas não só sabiam para que servi o sol, a água e a terra; como também já plantaram varias vezes e ajudam seus pais em casa com o jardim.

 Todas se sentaram no pátio e colocaram "a mão na massa”; mostrando em seus pequenos rostinhos a felicidade e a satisfação de tudo o que estava acontecendo, e com isso aprenderam muito mais sobre a natureza.
 Por fim, houve ainda um show de mágica para descontrair, e mais tarde algumas brincadeiras deixando o gostinho de “quero mais” para a próxima visita.